ARTIGOS


EL CUSCO : "A Cidade Sagrada" Chamada pelos Incas de ´casa e morada dos deuses´,CUSCO transformou-se na capital de um dos maiores impérios pré-colombianos. Seu nome em quechua, Qosqo, significa ´umbigo do mundo´, devido ao fato de que dela partia uma vasta rede de caminhos que unia, praticamente, toda América do Sul, do sul da Colômbia ao norte da Argentina.


CUSCO é, além disso, uma cidade mestiça e colonial, com esplêndidos templos e casas que foram construídas sobre rochas finamente lavradas. Possui uma rica gastronomia, composta pôr pratos que combinam de maneira magistral os produtos dos Andes, como o milho, as batatas e o pimentão, com a carne de porco e de carneiro, introduzidas pelos espanhóis. Terra de grandes paisagens, rica história e fascinante geografia, CUSCO é, sem dúvida, uma cidade que todo viajante deseja conhecer. Apesar de o vale do rio Huatanay, sobre o qual se ergue a cidade de CUSCO, ter sido habitado muitos séculos antes da chegada dos Incas, é recentemente que, durante seu domínio (1438-1532 d.C. aprox.), a região alcançou seu apogeu máximo, como centro administrativo, religioso e militar do Peru pré-hispânico.

Sua origem como cidade, se perde nos mitos e lendas de formação do império inca. Um dos mitos mais populares, difundido a partir das crônicas do inca Gracilaso de la Veiga, é o que narra a história de um casal místico – Manco Cápac e Mama Ocllo – que emergiu das águas do lago Titicaca para fundar CUSCO e ensinar a seu povo o cultivo da terra.

A cidade foi dividida em dois setores: um alto, o Hanan, e um baixo, o Hurin, de acordo com a posição, tanto geográfica como hierárquica, de seus residentes. Diz-se, além disso, que seu primeiro esboço teve a forma de um puma com cabeça de falcão. Com a chegada dos espanhóis, em 1533, muitas construções pré-hispânicas foram destruídas ou serviram de base para novas edificações, como templos, conventos e mansões de estilo barroco e renascentista. Desde então, CUSCO converteu-se numa das mais sublimes expressões da miscigenação, na América.

As manhãs são ideais para dar um passeio pelas ruas, para visitar e conhecer as suas igrejas, visitar o legendário bairro de artesãos de San Blas ou partir para conhecer as cidades e povos próximos aos restos arqueológicos. Pelas noites, quando a cidade se ilumina, as discotecas, bares e restaurantes, constituem parte das maiores atratividades. A vida noturna no CUSCO oferece uma grande variedade de possibilidades a ter em conta para os viajantes que tem um bom tempo, capaz de satisfazer ao mais exigente.

[Subir]

 

Gastronomia peruana: uma nova tendência mundial

 Fomos a Tierra Peru com meu filho, sua esposa (peruano) e a nossa neta. Lissete foi interessados em ter um sabor fresco de casa. Embora ligeiramente certeza do que estávamos a ter, eu estava ansioso para tentar fomething diferente. Lissete disse-me que a comida era autêntico e certamente provei ao contrário de outros alimentos que tivemos. O antichucos of corazon (skewered fatias de carne de bovino coração ou frango marinados em azeite, aji panca ervas aromáticas e servido com batata e milho grelhado em espiga) foi um revalation - os corações foram concurso e cheia de sabor - muito bom. Um bom começo. O carapulcra (Andina tradicional prato de batatas por secagem ao sol preparado com aji panca, paprika e amendoins torrados servido com frango, carne de porco costela e arroz cozinhados) foi excelente e uma verdadeira surpresa foi a sigh a la limena (sobremesa limenian doce tradicional de leite e caramelo cobertas com meringue suave). Eu tinha dito que a possam ser demasiado doce - mas, no caso, foi muito doce mas não atar - mesmo o meu street. O serviço foi atenciosa e amigável. Uma grande refeição que todos gostamos.

Uma viagem para o Peru é antes de tudo uma viagem possível em três magníficas regiões territoriais, cada um com diferentes alimentos que dão um sabor diferente e cor para cada refeição.

A  culinária da Serra, os Andes

Nas montanhas do Peru, a “base de poder é a batata andina e mandioca. Carne consumida vem de” alpaca, um camelid o concurso carne e saborosa e a cobaia chamada Cuy, um Peru é muito famoso ..
Um prato típico da região é o Pachamanca: carne com legumes em uma folha de bananeira e enterrado no chão em uma cama de cozidos pedras quentes. Uma maneira de honrar a Mãe Terra.

 

 

A  culinária da Costa

Peru tem uma longa costa de frente para o Pacífico. Nesta região representa apenas 10% da área de terra, mas onde 60% da população é agrupada, os pratos são feitos principalmente com peixes e mariscos. Por que não ir para um ceviche delicioso (peixe cru marinado em suco de limão) ou desfrutar de uma lula grelhada?! Mas existem muitos pratos de carne, tais como os anti-cuchos (espetos de coração de carne grelhada) e também quaatité sobremesas impressionantes (250 sobremesas diferentes são listados no Peru), como o bolo leites três (pastel 3 leches), ou até mesmo o “Mazamorra Morada” (pudim de arroz salpicado com lascas de coco e creme de framboesa). O Peru também surpreso com a variedade de sobremesa, pois geralmente em outros países da América do Sul, a sobremesa não é uma grande consideração.

A  culinária da Selva

Selvas parte do Peru também tem um alimento composto de típico e extremamente variada:. Aqui, a população utiliza os recursos naturais e peixes locais como Paiche, o maior peixe de água doce, ou “carachama”. Uma das especialidades típicas da selva é “Juane”, um prato feito de arroz, temperado com especiarias, que você pode adicionar frango e envolvido em uma folha e servido com Bijao Patacon (banana verde frito). Outra especialidade da selva é a “Cecina”, um presunto defumado delicioso podem ser comidos crus ou cozidos. Finalmente, a selva é uma quantidade impressionante de frutas tropicais: abacaxi, manga, maracujá, camu camu (fruta que tem 40 vezes mais vitamina C do que kiwi)

 

 

Revolução culinária do Peru

Se culinária peruana se tornou famoso no espaço de dez anos, é também através de um homem, Gaston Acurio, chef reconhecido peruana, que decidiu fazer uma cozinha peruana do essencial cultura local e grande jogada de marketing. Gaston Acurio, abriu mais de 30 restaurantes no mundo, representando mais de 60 milhões de dólares em receita anual.

Hoje, 80 mil alunos em sua escola de culinária peruana anual, que é uma das maiores concentrações do mundo. Muitas pessoas que querem seguir os passos de Gaston Acurio. Onda peruana não terminou bater!

 

 

[Subir]